II Jornadas Internacionais de Estudos Afrolusobrasileiros

II Jornadas Internacionais de Estudos Afrolusobrasileiros

II Jornadas Internacionais de Estudos Afrolusobrasileiros

II Jornadas Internacionais de Estudos Afrolusobrasileiros

II Jornadas Internacionais de Estudos Afrolusobrasileiros

II Jornadas Internacionais de Estudos Afrolusobrasileiros

28 a 31 de outubro de 2024

Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM

Conferencistas

Mirian A. Paredes Tavera

Mirian A. Paredes Tavera é formada em Estudos Latino-Americanos e Língua e Literaturas Modernas (Português), ensina português na ENALLT e na FFyL, UNAM. Desde 2018, lecciona seminários sobre Literaturas Africanas escritas em língua portuguesa, na Faculdade de Letras Modernas, FFyL.

Traduziu diferentes escritores da África lusófona que foram publicados pela Universidad Veracruzana e pela Editorial Elefanta. Também tem divulgado estas literaturas através de diferentes palestras e cursos ministrados na Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru); na Universidad Autónoma de Entre Ríos (Argentina); na Universidad de Valladolid (Espanha) e na Universidad Nacional Autónoma de México.

Siqing Mu 

Siqing Mu obteve o seu mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda na Universidade de Lisboa. Como doutoranda em Estudos de Português na Universidade Politécnica de Macau, foi assistente de investigação da UPM e tem diversas publicações científicas na área da sociolinguística e do multilinguismo. O seu estudo de doutoramento é sobre a prática de translinguagem no ensino de Português como Língua Não Materna.

 

Peiyu Ma 

Peiyu Ma obteve o seu mestrado em Tradução e Interpretação Chinês-Português na Universidade Politécnica de Macau (UPM) e é atualmente doutoranda e assistente de vários projetos de investigação nessa instituição. Os seus interesses de investigação incluem estudos de tradução chinês-português/português-chinês, cidades em tradução, paisagem linguística e de tradução, política linguística no Interior da China e em Macau.

Regina Crespo 

Regina Crespo é doutora em História Social e mestre em Letras (USP). É pesquisadora do Centro de Investigação sobre a América Latina e o Caribe (CIALC) e professora do programa de pós-graduação em Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (USP).
É pesquisadora do Centro de Investigação sobre a América Latina e o Caribe (CIALC) e professora do programa de pós-graduação em Estudos Latino-Americanos e Literatura Portuguesa na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM).

É autora e coautora, entre outros livros, de Itinerarios intelectuales:  Vasconcelos, Lobato y sus proyectos para la nación (2005) Ensayistas brasileños. Literatura, cultura y sociedad (2005) e Alguma Poesia Brasileira. Antologia: 1963-2007 (2009). Coordenou números de revistas e volumes colectivos, como América Latina y la cultura impresa: revistas culturales de los siglos XX y XXI (2021) e Olhares e intercâmbios latino-americanos (2022). Dedica-se também à tradução de autores brasileiros para o espanhol com o objetivo, com o objetivo de promover o conhecimento e a investigação sobre temas da política, história e cultura brasileiras no México.